domingo, 19 de maio de 2013

O Sorriso das Mulheres. O livro que eu gostaria de ter escrito...




A indicação literária de hoje é uma maravilha! Encontrei por acaso (como sempre acontece com os bons livros que leio) numa livraria aqui de salvador, no momento em que eu estava à procura de outra publicação. Refiro-me ao livro O Sorriso das Mulheres, do escritor francês Nicolas Barreau, que conta a história de Aurélie, uma jovem dona de um restaurante no coração de Paris que foi recentemente abandonada por seu namorado e André um editor de livros. Eles têm suas vidas unidas, por causa de um livro chamado O Sorriso das Mulheres. André foi seu editor e é um dos poucos que tem contato com o “autor” do livro, um inglês chamado Robert Miller, e esse mesmo livro entrou na vida de Aurélie num momento complicado e foi o grande responsável por, como a própria personagem fala, “salvar a sua vida”. Como forma de agradecimento, a jovem escreve uma carta para o autor a fim de agradecer pela grandiosa obra e acaba conhecendo André que promete fazer a carta chegar às mãos do tal autor inglês. Com isso eles se aproximam e acabam se envolvendo.

 Não vou falar mais para não entregar toda a história. A única coisa que poso dizer agora é que o livro me deixou feliz. Incrível como este trabalho me fez recordar de muitos lugares que visitei quando estive na capital francesa. Durante a leitura, fiquei com a impressão de que o Barreau escreveu para mim; como se estivesse imbuído em reavivar permanentemente a minha memória para que eu jamais me esqueça daquela cidade... Como se esquecer de Paris fosse possível. Confesso que me emocionei profundamente. Recomendo!

 

2 Comentários:

Às 19 de maio de 2013 às 10:18 , Blogger Unknown disse...

Legal e lúcido seu comentário deste romance Jeferson, por já conhecer seu apurado gosto e posicionamento sobre as artes e literatura, claro que irei correndo procurar lê-lo ainda hoje. Ontem ví uma peça abordando a vida do françês Genet e claro que lembrei de vc.
Mauricio Lopes
Salvador

 
Às 19 de maio de 2013 às 16:48 , Blogger Gato Branco em Disco de Vinil disse...

Não se preocupe meu amigo... Te darei o meu. levo na terça... Abração!!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial