quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como os Nosos Pais...





“Viver é melhor que sonhar”
 
Nesses dias em que estou na contagem regressiva para a chegada de Maria Eduarda sempre me pega refletindo sobre a velha e boa discussão sobre a relação entre pais e filhos. Isso é justamente a alma dessa música composta pelo cearense Belchior (sei que muita gente até hoje acha que a canção é da Pimentinha). Quando somos jovens sempre achamos que nossos pais são caretas, desatualizados, fora de tudo àquilo que enxergamos como padrão, que a educação que recebemos poderia ter sido melhor, porém quando crescemos e temos filhos repetimos muito do que nossos pais faziam conosco. É isso que Belchior quer mostrar na letra dessa bela música. Os versos “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais” deixam tudo bem claro. Nós até mudamos, mas ainda vivemos do mesmo modo como os nossos pais viviam.
Além de tudo isso, Belchior (é claro, é a visão do compositor), também quer mostrar que o mundo pouco mudou. Por mais que as tentativas de mudanças fossem aplicadas, o modo como vemos o mundo é o mesmo.
A opinião do professor Eliude A. Santos sobre a canção amplia ainda mais a visão sobre a importância desta letra. Segundo o professor, “Como os nossos pais é um hino à juventude que amadurece percebendo que o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança”.
Como Nossos Pais torna-se ainda mais bela com a interpretação de uma das mais poderosas vozes que esse país já ouviu, ou seja, com Elis Regina interpretando a canção como uma verdadeira atriz que vive aquele momento, o entendimento da música se dá por completo.
A canção lançada em 1976 entra para o blog como uma bela letra, uma excelente interpretação e um tema bastante interessante de se pensar.
 


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial