terça-feira, 19 de março de 2013

A Livraria... Uma escrita maravilhosa, penetrante e Poética!!!


 
Este foi um livro que achei por acaso em um sebo totalmente desarrumado aqui em Salvador. Olhei para a capa e lembrei-me que muitos foram os livros que me emocionaram e que foram encontrados desta maneira; garimpando. A história deste pequeno livro é ambientada na Inglaterra em 1959; narra a saga da viúva Florence Green que vive na pequena vila costeira de Hardborough, longe de tudo, e que se distingue justamente por aquilo que não tem. Florence, uma mulher corajosa e determinada, entende que a cidadezinha precisa de uma livraria. Então, contra tudo e todos, ela coloca o seu sonho em prática, abrindo a primeira e única livraria da região.

Depois de comprar um pequeno sobrado abandonado há anos, gasto pela humidade e com o seu próprio fantasma, ela implanta a livraria. Como se não bastasse o mau estado da casa, ela terá que bater de frente com as pessoas poderosas da vila que, de um modo cortês, mas firme, lhe demonstram o seu desagrado com a existência da primeira livraria local. Só a sua ajudante, uma garotinha de dez anos, não ambiciona solapar o seu empreendimento.

Quando alguém sugere que coloque à venda a primeira edição do polêmico livro Lolita, de Nabokov, a vila sofre um grande alvoroço pior do que um tsunami; sutil, porém devastador. E finalmente, Florence começa a suspeitar da verdade: uma terra sem uma livraria é, muito possivelmente, uma terra onde as pessoas não sonham.
A Livraria é uma obra-prima acerca do mundo dos livros, dos sonhos e das reveses da vida, sob a forma de uma história envolvente e original.
 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial