terça-feira, 5 de março de 2013

O Dia em Que a Poesia Derrotou Um Ditador... Antonio Skármeta conta história de inominados que lutaram contra Pinochet.


Trago uma excelente dica literária para esta semana. Trata-se do livro O Dia em Que a Poesia Derrotou um Ditador. Sou suspeito para falar deste escritor chileno chamado Antonio Skármeta, pois tenho tudo que ele escreveu e o leio com uma voracidade descomunal; adoro escritores latinos. Falam da nossa essência. E quando se trata do autor de obras como O carteiro e o Poeta e Não Foi Nada, tenho que ser mesmo parcial. Com o livro O Dia em Que a Poesia Derrotou um Ditador, Skármeta ganhou o Prêmio Ibero-americano de Narrativa. O tom libertário, incorporado a uma escrita compassada e uma linguagem simples, justifica a comenda. Afinal, no romance, o autor coloca em ordem o drama e a esperança daqueles tempos obscuros para o povo chileno.
O ideal de liberdade guia a trama: publicitário perseguido pelo regime militar, Adrián Bettini percebe a grande chance de retomar sua luta pela democracia quando o plebiscito permitido pelo ditador Augusto Pinochet libera a propaganda política. Bettini, assim, assume a campanha do "não", ou seja, contrária à reeleição do déspota.
Ele dispõe apenas de 15 minutos de publicidade na televisão para transformar a história de seu país. Quinze minutos contra os 15 anos de Pinochet no comando da pátria. Um grande desafio diante do homem que governou o Chile até 1990 e uma chance a mais para refletir sobre a ditadura e a consequente redemocratização do país.
Vale lembrar que o livro serviu de base para a produção do filme No, estrelado por Gabriel Garcia Bernal.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial