quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As rosas não falam...


“Queixo-me às rosas, mas que bobagem; as rosas não

falam”.


Num sábado desses, estava assistindo a um programa sobre samba num canal estatal. Não lembro bem qual o programa, só sei que é apresentado por Diogo Nogueira. Durante o programa, o filho do João contou uma história muito interessante sobre esta bela obra-prima do Cartola. Certo dia Dona Zica, companheira de Cartola, recebeu de presente um buquê de rosas. Plantou no seu jardim e no dia seguinte ficou surpresa ao ver que muitas rosas já haviam germinado. Chamou Cartola e perguntou para ele sobre o fato. O poeta respondeu que não sabia, afinal, as rosas não falam. Após dizer isso, Cartola percebeu que isso tudo poderia “dar samba”, e ficou com aquela frase na cabeça. Pegou seu violão e em poucos minutos a canção estava acabada.
A história é engraçada, mas só se transformou em música porque aconteceu com um gênio chamado Cartola. Mesmo sem estudo acadêmico, o compositor sempre teve facilidade enorme para compor canções de amor e sambas bastante realistas.
As rosas não falam é uma de suas maiores obras. Foi cantada por grandes artistas da nossa música e já foi trilha sonora em três novelas. Tudo isso é uma prova de que as composições de Cartola são perpétuas. A letra da canção não tem muito a ver com a história que inspirou o compositor. Na música, um homem está desesperado por não ter o amor de sua amada. Resolve queixar-se para as rosas, entretanto as queixas não adiantam em nada, afinal as rosas não falam.
Quem gosta de samba, poesia e romance não pode deixar de ouvir Cartola. Para ser ainda mais direto, NINGUÉM pode deixar de ouvir Cartola.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial