quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Apenas um Rapaz latino-americano...

“isso é somente uma canção, a vida realmente é diferente. Quer dizer… a vida é muito pior!”


Início de noite e eu ouvindo o homem do bigodinho...

Como a música é algo interessante; nos faz viajar no tempo e aportar em terras e épocas que muitas das vezes não vivemos, mas que parecem vivas na nossa mente.

Para muitos o pessimismo do grande cantor não tinha explicação.

Como pensar tão para baixo se aquela era a época auge da "paz e amor"?

 Seria melhor afirmar que o o nosso artista cearence sofria de "Alucinação"...

Era esse o nome do disco lançado por ele em 1976.

E a música que ficou marcada neste álbum foi Apenas um rapaz latino-americano.

Esta foi uma canção que que caracterizou, de maneira irônica, o Brasil do período.

 Em 1976, cantores e compositores que eram contráios ao regime eram presos, muitas vezes iam embora  para outro país para não sofrerem punições mais severas, muitas delas físicas e em inúmeros casos, a morte.

Belchior utlizou um pouco de sua história e da história contada no período para poder expressar tudo o que o povo brasileiro, principalmente os cantores, sentiam naquele momento.

Impedidos de se posicionarem enquanto cidadãos, osartistas eram vistos como um dos principais opositores ao regime militar. Para Belchior, eles eram apenas rapazes latino – americanos,que não tinham muito dinheiro e não estavam satisfeitos com o que viam.

A canção é forte; mais que isso...

valendo-se da subjetivivade, Belchior deu o seu recado. como a música é grande e rica, separei os trechos que considero fundamentais, assim o entendimento da crítica do compositor será mais fácil.  

Eu sou apenas um rapaz latino – americano sem dinheiro no banco e vindo do interior – Nesses versos, Belchior  faz uma auto descrição; descrição essa que bem poderia se encaixar no perfil da maioria do povo brasileiro...

(...) Mas trago de cabeça uma canção do rádio, em que o antigo compositor baiano me dizia que tudo é divino, tudo é maravilhoso – Nesses versos, Belchior cita Caetano Veloso e o movimento tropicália, mas precisamente a música É proibido proibir, que fala que tudo é maravilhoso.

(…) Não tenho um amigo sequer que ainda acredite nisso, não! – tudo muda! e com toda razão - Aqui, Belchior deixa registrado a insatisfação com o Governo e que o povo não vê perspectiva de que as coisas mudarão.

(…) Isso é somente uma canção. A vida realmente é diferente. Quer dizer… a vida é muito pior! – Agora, Belchior fala diretamente com os ouvintes e diz que tudo que é retratado na letra da canção ainda é pouco, perto de como as dificuldades e a opressão eram maiores e mais profundas.

(...) Mas se depois de cantar, você ainda quiser me atirar, mate – me logo! – Mais uma vez é feita uma crítica à forma como o governo militar tratava os artistas da música que, através do seu trabalho, lutavam contra o regime.

(…) Mas sei que nada é divino, nada é maravilhoso, nada é sagrado, nada é misterioso – A música encerra com versos contrários aos cantados  por Caetano em algumas de suas canções.


Pela crítica, ironia e coragem de Belchior, Apenas um rapaz latino -americano foi adorada pelo público da época, porém ninguém podia dizer isso, afinal as punições eram fortes.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial