domingo, 1 de janeiro de 2012

Cinco Dias Sem Nora





Aproveitei a tranquilidade do dia para fazer o que mais gosto que é assistir a bons filmes. Resolvi prestigiar um canal a cabo especializado em filmes cult. Tive a felicidade de assistir este maravilhoso filme mexicano chamado "Cinco Dias sem Nora". Um filme sensível, terno e muito humano, que sonda o âmago da alma do homem. A história se passa no seio de uma comunidade judia no México, e o protagonista é o ancião José.
José, um judeu ateu, descobre que sua ex-esposa, Nora, com quem foi casado por 30 anos, se suicidou, e vai em busca do rabino para tratar do funeral. Este lhe recomenda que, caso não queira enterrá-la logo, só poderá fazê-lo em cinco dias devido às festividades da Páscoa Judaica. José decide então aguardar, para que seu filho que está em viajem de férias, possa retornar a tempo. Ao longo dos cinco dias de convívio com o corpo imóvel de Nora, José se entrega a memórias de sua vida com a mulher, os anos felizes bem como os momentos de turbulência passam pela sua mente, e aos poucos ele vai encontrando pistas de que ela idealizou meticulosamente um plano para que ele estivesse ali, junto com todos aqueles que foram importantes em sua vida, cuidando do seu funeral.
O filme possui um ótimo roteiro e extraordinárias interpretações (principalmente do personagem José). Consegue despertar o interesse do cinéfilo pela vida das pessoas, que podem ser em muitos aspectos parecidos a nós. Em muitos momentos pude perceber como a burocracia das tradições religiosas faz do homem um ser mais legalista e menos humano. Vale apena conferir.

E vamos ao cinema!!!!!!!!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial