quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ladrão de Casaca; O último filme de Grace Kelly












Na Riviera Francesa, um ladrão de jóias começa a preocupar a polícia. O estilo dos roubos é idêntico ao utilizado por John Robie, 15 anos atrás, quando ficou conhecido como " O Gato". Preso, foi liberado quando da 2ª Guerra Mundial, ocasião em que entrou e se tornou herói da Resistência Francesa.Os novos roubos levam os inspetores Lépic e Mercier à bela casa onde Robie mora, onde pedem que ele os acompanhe até Nice. Robie os engana e foge para Monte Carlo, onde procura Bertani, um antigo companheiro da Resistência e atual proprietário de bom restaurante. Os cozinheiros e garçons utilizados Bertani são igualmente ex-membros da Resistência. Depois de ouvir sua versão sobre o que está ocorrendo, Bertani lhe diz que vai fazer com que ele entre em contato com alguém que poderá ajudá-lo. Em seguida, pede que Danielle, filha de Foussard, um dos garçons, o leve de lancha à Cannes.Uma vez lá, Robie é procurado por H. H. Hughson, do Lloyds de Londres. No encontro, Robie lhe mostra que o Lloyds está tendo um enorme prejuízo ao ter que pagar enormes quantias, a título de seguro das jóias roubadas, e lhe propõe o seguinte: Hughson lhe fornece a lista de todos os clientes que têm jóias seguradas e ele, de posse dela, vai tentar se antecipar ao ladrão e pegá-lo. Com isso, o Lloyds veria estancada essa fonte de prejuízos, além de eventualmente recuperar algumas das jóias roubadas, enquanto ele deixaria de ser o suspeito nº 1 dos roubos que ocorrem na Riviera.Assim, com a ajuda de Hughson, Robie conhece uma rica americana, a Sra. Jessie Stevens, e sua bela filha, Frances, que logo se sente por ele atraída. A elas, ele se apresenta como sendo Conrad Burns, um bem-sucedido madeireiro do Oregon. No dia seguinte, Frances o convida para um banho de mar e, em seguida, para um piquenique. Ao chegar lá, ela lhe diz que sabe que seu nome não é Burns e sim Robie, o Gato. Ele nega, mas ela insiste e lhe pergunta quando vai roubar sua mãe. Ele continua a negar e ela lhe dá um beijo. De volta ao hotel, ela o leva até sua suíte, onde continua a instigá-lo, mas ele não cede. Algum tempo depois que os dois se separam, ela bate à porta do quarto de Robie, acusando-o de ter roubado as jóias de sua mãe. Surpreso, ele vai até a suíte da Sra. Stevens, enquanto Frances, certa de que ele é o ladrão, fica a vasculhar seu quarto.À Sra. Stevens, ele confessa que seu verdadeiro nome é John Robie e que foi um ladrão de jóias há 15 anos atrás, mas que agora tenta viver sua vida em paz, embora a polícia sempre desconfie dele toda vez que ocorre um roubo na região. Tendo simpatizado com ele e suas jóias seguradas, ela não dá maior importância às suas palavras
Ao descobrir que o ladrão está planejando um golpe contra a mansão dos Silvas, Robie conta seu plano para pegá-lo, a Hughson, a quem pede que faça com que a polícia compareça ao local logo depois da meia-noite. O resultado é que Foussard, um dos garçons de Bertani, é apanhado e morto nos jardins da mansão. Os jornais noticiam o ocorrido e o inspetor Lépic dá o caso por encerrado. Robie, entretanto, afirma para Hughson e Lépic, que Foussard não podia ser "O Gato", porque tinha uma perna de pau, o que o impossibilitaria de subir nos tetos das mansões.No final de semana seguinte, durante a realização do baile à fantasia dos Sanford, Robie consegue entrar na mansão com a ajuda da Sra. Stevens, de Frances e do Sr. Hughson. O grande baile transcorre normalmente. Ao final, quando todos se recolhem ou se preparam para deixar a mansão, Robie espera pacientemente no telhado que o ladrão decida agir. Os minutos se passam até que um vulto preto surge no telhado. Começa, então, por parte de Robie, a caça ao novo "Gato" até que este, escorregando, só não cai de uma altura de cerca de 10 metros porque Robie o segura por um dos braços. Encurralada e sob ameaça de ser solta daquela altura, Danielle Foussard confessa que ela fazia aquilo para ajudar ao pai, que não tinha condições físicas, por ter uma perna de pau, e que, por trás deles achava-se o idealizador do plano, o Sr. Bertani.Tudo resolvido, Frances visita a casa de Robie, a quem diz que está pensando em se mudar para lá em companhia da mãe.
Baseado no livro homônimo de David Dodge, "Ladrão de Casaca" é um delicioso entretenimento a ser conferido. Ao contrário da maioria dos filmes realizados por Alfred Hitchcock, não é marcado por aquela enorme carga de mistério e suspense, que caracteriza sua obra, mas a forma de conduzir a trama, sempre atento aos detalhes e aos jogos de câmera, mostra que o grande mestre está por trás de tudo isso, assim como, sua afinidade com a comédia, o que ele voltaria a mostrar no mesmo ano com "O Terceiro Tiro".A história, em si, é simples e até previsível. O trabalho de Hitchcock é grandemente realçado pela magnífica fotografia de Robert Burks, ao conseguir captar as belezas da Riviera Francesa, tanto vista a partir do mar, com suas montanhas ao fundo, como da "Moyenne Corniche", tendo Mônaco e Monte Carlo a seus pés e, ao fundo, as águas azuis do Mediterrâneo. A música de Lyn Murray também merece atenção, assim como, o figurino da grande estilista, Edith Head.No elenco, Cary Grant e Grace Kelly estão ótimos, sempre esbanjando charme e uma boa química entre eles. Dos atores coadjuvantes, sobressaem-se as atuações de John Williams, Brigitte Auber, Jessie Royce Landis e Charles Vanel.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial