quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A viagem de Heitor à Procura da Felicidade



Em A Viagem de Heitor, o escritor francês François Lelord cria uma delicada alegoria sobre nossa própria sede de felicidade e a procura que empreendemos durante toda a nossa vida para encontrá-la. Heitor, um jovem psiquiatra, decide embarcar numa longa viagem ao redor do mundo. Seu objetivo é conhecer pessoas de diferentes culturas e situações sociais para realizar uma pesquisa de campo sobre a felicidade. A partir das respostas que recebe para perguntas aparentemente simples, como “Você é feliz?” ou ainda “O que é a felicidade para você?”, ele elabora hipóteses que são cuidadosamente anotadas e transformadas em lições compartilhadas com os leitores.
“Lá fora, o dia continuava magnífico, mas Heitor estava um pouco tristonho. Parou para arrumar a louça chinesa em sua sacola. Não queria correr o risco de quebrá-la. Entre os dois pratos, encontrou uma pequena tira de papel. Estava escrito: 20-13-10. Heitor puxou rápido seu bloco e leu:Lição número 20: A felicidade depende do modo de ver as coisas.Lição número 13: A felicidade é sentir-se útil aos outros.Lição número 10: A felicidade é trabalhar no que a gente gosta.Heitor pensou que essas eram ótimas lições. Pelo menos para ele.”
Entre relato de uma viagem iniciática e conto para adultos, temos o olhar terno e divertido sobre nossas dúvidas e ansiedades, receita de um sucesso editorial que já conquistou milhões de leitores em todo o mundo. A Viagem de Heitor foi o décimo quarto livro de ficção mais vendido em 2005, segundo a revista Publishing Trends. Vendeu mais de 600.000 exemplares na França; na Alemanha, ficou no topo da lista dos mais vendidos por um ano e meio. Já foi traduzido em dezoito países e está sendo adaptado para o cinema. E não se preocupe, pois este não é um livro de auto-ajuda.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial