Textos sobre literatura, música, cinema e filosofia - e sobre o que mais vier.
domingo, 19 de setembro de 2010
1492 A Conquista do Paraiso
A viagem de Cristóvão Colombo insere-se no cenário da expansão ultramarina liderada por Portugal e Espanha entre os séculos XV e XVI, constituindo-se em um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para aIdade Moderna. A viagem de Colombo, que acreditava ser possível atingir o Oriente navegando pelo Ocidente, é o cenário épico desse maravilhoso filme. a odisséia do Colombo, está presente no filme através do cotidiano desgastante, dos motins da tripulação e de toda incerteza que cercava uma expedição como aquela, quanto ao rumo a seguir e a certeza do destino.
O filme focaliza também o espírito vanguardista de Colombo, suas negociações com a coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias nas terras descobertas (a América ), retratando até a velhice, daquele que é considerado um dos navegantes mais ousados de sua época.
Sempre fui amante de filmes e um leitor voraz, desde que me entendo por gente. Nunca deixei de achar fascinante o fato de que há histórias maravilhosas dentro de livros e de telas luminosas . Portanto, este blog é uma espécie de extensão do meu hábito de leitura e cinema. Aqui, comento sobre as obras que leio, os filmes que vejo e os comentários geralmente são mais de caráter pessoal do que técnico. A intenção deste espaço é servir de guia para os outros que, como eu, não conseguem ficar afastados de um bom livro ou de um filme espetacular. Ocasionalmente, teço opiniões sobre algum assunto de importância pública. Sejam bem-vindos!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial