segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SONHOS DE UM SEDUTOR 1972


As noites de domingos sempre são propícias para um bom filme e ontem não foi diferente; fim de noite com um grande clássico do Woody Allen é formidável. E Mais uma vez ele se destaca; não só Woody como também  a excelente Diane Keaton. Sempre que assisto a um filme de Allen, fico maravilhado com a sua habilidade em fazer o espectador refletir, ainda que este não o perceba. Suas fitas, em sua imensa maioria, são inteligentes e bem construídas, além de terem um humor irônico que só Woody consegue trazer.

Dessa vez em um personagem muito bem construído, Woody Allen interpreta Harry, um homem perturbado e no mínimo bizarro, que acabou de ser abandonado pela mulher. Tudo o que Harry conhecia era a vida de casado e não consegue entender porque a mulher o largou. Um casal de amigos tenta ajudá-lo, empurrando-o para encontros catastróficos, nos quais Harry sempre coloca tudo a perder por sua agonia e seu jeito estranho de ser. Sua grande obsessão é o filme Casablanca, e imagina o tempo todo Humphrey Bogart dialogando com ele, dando-lhe sugestões.

Uma coisa que sou muito fã nos filmes de Woody Allen é a competência que ele tem para transmitir ideias sofisticadas com uma clareza individual. Outro fator que o diferencia de qualquer outro diretor de cinema é o de transmitir os pensamentos de seus personagens, trata-se de um recurso do teatro levado para o cinema. E, por sinal, Sonhos de um Sedutor foi inspirado em uma peça do próprio Woody Allen. Os delírios do personagem Harry são engraçadíssimos, impossível não rir ao vê-lo se imaginando como um galã.

Não é um filme banal, e certamente não é corriqueiro um homem querer que sua vida ocorra como Casablanca, um filme clássico mas com final inesperado. Normalmente o homem-protagonista quer ficar com a garota, acima de ser um herói e salvar o dia; nesse caso é o contrário.

O longa-metragem é de curta duração, mas a história é muito bem desenvolvida, indo contra a Hollywood atual, em que muitos filmes não passam de "enrolação" e poderiam ter seu tempo diminuído pela metade.

Para quem aprecia a genialidade de um dos diretores mais diferentes de todos os tempos, Sonhos de um Sedutor não pode deixar de ser visto. E para aqueles que ainda não entendem tal genialidade, deve ser conferido; talvez seja possível enxergar um pouco como Woody Allen é inteligente e consegue transmitir isso sem grandes esforços. É sempre bom usar o feriado para assistir filmes antigos e entender mais sobre o verdadeiro cinema.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial