quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Porto - Bergman e os devaneios da juventude

Porto é uma raridade na carreira de Ingmar Bergman: neste trabalho, o diretor de Morangos Silvestres bebeu da fonte neo-realista, estilo criado na Itália, através de diretores como  Rosselini, Visconti, De Sica e tantos outros. Percebe-se nesta obra do mestre sueco a forte influencia desta vertente italiana do pós-guerra. Com toda certeza Bergman gostou da sensação provocada por Ladrões de Bicicleta, de Vittorio de Sica, outro gênio neo-realista.  Neste longa-metragem, o diretor sueco trata com o mesmo senso de documentarismo, a vida dos operários do porto de uma pequena cidade na Sueca. A fita começa com uma tentativa de suicídio da jovem Berit, que se joga nas águas do mar, sendo salva por um marujo. Ela é levada, aos brados de protesto, para uma casa de correção para jovens infratores, onde ficará por dois anos, isso depois de ter acabado de sair de um período de um ano em outro reformatório.
Quando deixa a internação forçada, percebe que a perspectiva de qualidade de vida é ruim, não só pelo emprego miserável, pela falta de esperança na cidade pequena, mas principalmente por causa da mãe, está sempre à espreita para que, ao menor deslize, ela seja levada ao reformatório novamente. O conflito entre as duas lembram um pouco um dos clássicos de Bergman entitulado Sonata de Outono, em que mãe e filha fazem um dos mais duros acertos de conta do cinema.
A película não tem nada de conservadora; é abertamente erótica e aborda a questão do aborto de uma maneira que para a época foi considerado uma aberração. Porto ficou proibido por dez anos na Suécia e só foi liberado nos EUA no início dos anos 60.
Bergman filmou tudo sem esconder nada. Devo dizer que Porto não se trata de sua maior obra, mas, nesta obra podemos perceber o quanto fervilhava a mente de um diretor jovem, idealista, rebelde, cheio de ideias, não se importando nem um pouco para as convenções sociais. Vale a pena conferir.
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial