sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Série Maigret Simenon - A Velha Senhora


Percebam pela capa que este livro em especial não faz parte da coleção que apresento nos artigos anteriores. É que comprei este livro em um sebo de São Paulo, diferente dos outro que são da editora Nova Fronteira em parceria com a L&PM. A história contida aqui é bastante singular. O comissário emprestará o seu talento no interior da França, mais precisamente na cidade de Étretat. Valentine Besson, viúva do famoso criador dos produtos de cosméticos Juva, pede a Maigret para ir até a sua cidadezinha a fim de averiguar a morte de sua criada que, segundo ela, morrera em seu lugar. A morte foi por intoxicação e o veneno foi colocado no copo com sonífero líquido que ela tomava todos os dias à noite antes de dormir. A dosagem era feita por ela e sempre no mesmo copo, única peça restante de um jogo. Nesse dia, por achar o remédio mais amargo que de costume devolve-o para Rose que, sem que a patroa percebesse, resolveu bebê-lo.
Como era seu aniversário, Valentine, que mora sozinha, recebeu nesse dia sinistro a visita de sua filha que veio de Paris e os filhos de seu finado marido que também resolveram visita-la juntamente com mulheres e filhos. O que chama mais atenção nessa história é que, a primeira vista, não havia motivo que justificasse a morte de Valentine e tampouco a de sua criada. Seu relacionamento com os familiares é o melhor possível. Não é uma idosa afortunada, mora numa pequena casa deixada pelo esposo e vive com uma acanhada pensão. As lindas e valiosas joias que um dia tivera há muito haviam sido substituídas por cópias e vendidas para pagar dívidas da fábrica de cosméticos.
Depois de levantar todos esses dados, Maigret se questionou: O que está por trás disso tudo?  É aí que o nosso bom comissário acaba descobrindo dramas pessoais e conflitos encobertos entre os personagens. Mais uma vez comprovamos Simenon em grande forma. Vale a pena conferir!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial