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De que forma são vistos pelos jovens e adolescelntes os assuntos ligados à regimes totlitários? Será que eles sabem de fato o que significa totalitarismo? Como esse assunto é tratado nas escolas? Será que esse tipo de "onda" pode ser disseminada entre os jovens nos dias de hoje, mesmo que involuntariamente? Qual a didática usada para levar os estudantes a conhecerem mais a fundo o assunto? Essas são as questões abordadas neste grandioso e explosivo filme alemão. A película aborda os problemas vividos por Rainer Wegner, professor de história em uma escola do ensino médio, que deve ensinar seus alunos sobre o que são os chamados “regimes totalitários”. Por conta do desinteresse dos seus alunos sobre o assunto, o professor propõe um experimento que explique de forma prática e lúdica as estruturas do fascismo e do poder. Na sua aula prática, Wegner se nomeia o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a difundir o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967, este filme alemão traz de forma clara como um governo baseado na autocracia é construído no seio de uma sociedade sem que esta sociedade perceba, bem como as suas consequências. Vale a pena conferir.
E vamos ao cinema...
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