quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mil Dias em Veneza - Deliciosamente lindo



Preciso admitir que tenho um certo preconceito com literatura de autoajuda. Salvo raras exceções (que eu não consegui lembrar agora), eles não são nenhum exemplo de boa literatura. Por outro lado, eu amo biografias e acho que todo mundo tem algumas coisa divertida para contar. Por influência do meu amigo consultor literário aqui em Salvador, resolvi ler Mil dias em Veneza, da jornalista e chef Marlena de Blasi, também autora de Mil dias na Toscana. Se eu perdi o preconceito? Nem um pouco. Ainda assim, o livro é tão rápido de ler, que dificilmente vai atrapalhar a sua lista de "livros que eu realmente preciso ler", então, está valendo. A história, apesar de ser uma espécie dede fadas, é verdadeira e autobiográfica. Marlena é jornalista gastronômica e vive entre Estados Unidos e Itália. Já é habitué de Veneza, embora somente pelo trabalho. Em uma dessas viagens, conhece um italiano, por quem se apaixona e com quem decide morar junto. Assim mesmo. Do nada. Marlena então convence todo mundo de que a coisa certa a fazer é largar toda a sua vida americana para se mudar para o apartamento do "estranho" em uma das ilhas de Veneza. Tudo lindo. Até que ela se muda. O apartamento do "estranho", como ela chama o italiano durante livro inteiro, está caindo aos pedaços. Ele tem um jeito mais italiano do que o estereótipo básico dos italianos: ele não quer mudar os móveis de lugar, não quer que ela cozinhe em casa, porque está acostumado a comer nos mesmos lugares, não quer que ela use ingredientes diferentes demais dos que a mamma usa, e por aí vai. Marlena então vai da felicidade ao fim da paciência com grande facilidade. O livro vai até o casamento dos dois, a busca do vestido primoroso e a procura de um novo espaço para morar. E é assim que se chega ao segundo livro: os dois descobrem um casarão na Toscana, onde hoje proporcionam um tipo de turismo gastronômico. Não é indispensável na sua prateleira, mas, para quem gosta de romances da vida real, é um prato cheio. Quando o livro acaba, vem uma lista de receitas que a chef Marlena aprendeu durante a sua estadia na Itália. imperdível.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial