segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain







O fabuloso destino de Amélie Poulain (no original Le Fabuleux Destin dAmélie Poulain), de 2001, é uma ótima dica de filme. Com uma história encantadora, conquista pelo diferencial apresentado, com graça e charme. Destaque para a brilhante atuação de Audrey Tautou (Código da Vinci), que se consagrou como uma das melhores atrizes francesas. O tema abordado não escapa do clichê do amor, mas é mostrado de maneira atraente e divertida.
A vida de Amélie é mostrada desde a fecundação do óvulo de sua mãe, assim como diversos acontecimentos naquele momento. Durante os primeiros minutos de filme alguns personagens são apresentados, com momentos divertidos de Amélie quando criança, como quando ela ganha de sua mãe uma máquina fotográfica, e um vizinho a convence de que sempre que ela tira fotos algum acidente acontece. A garota então fica apavorada, mas logo descobre que a história não passava de mentira e resolve se vingar do tal vizinho, interrompendo o sinal de TV dele na hora de um jogo de futebol.
Logo depois de mostrar sua infância, o foco fica na vida da sonhadora menina. Após perder a mãe em um trágico acidente, Amélie depara-se com um pai ausente, que se refugia em um mundo de apatia. Anos depois, já crescida, Amélie resolve mudar-se para um apartamento no centro e tentar a vida, conseguindo um emprego de garçonete. Os dias da jovem sonhadora são vazios e sem grandes emoções, até que acidentalmente, ela encontra uma caixinha escondida em seu apartamento. O conteúdo dela a deixa surpresa: lembranças da infância de alguém, como carrinhos, fotografias, e outros objetos.
Após a descoberta, Amélie coloca-se em uma busca incansável para achar o dono da caixinha, e ao realizar essa aventura, acaba interferindo de forma positiva na vida de outros personagens, mas acaba esquecendo um pouco de si mesma. Com certo trabalho, ela encontra o dono da caixa, e fica emocionada ao vê-lo feliz com suas lembranças. Pouco depois, ela encontra um álbum de fotografias dispensadas das máquinas de foto rápidas, que por algum motivo, alguém faz questão de recolher e juntar os pedaços das mesmas, colocando em um álbum.
Amélie descobre quem é o dono do álbum, e também fica sabendo de certo mistério que o rapaz tenta descobrir: Uma pessoa que sempre tira fotos nas cabines fotográficas, mas sempre as joga fora, estando boas ou não. Essa é a deixa para ela resolver devolver o pertence do rapaz, mas com muito mistério envolvido, desde telefonemas anônimos a bilhetes para encontrá-la. O tom de suspense e mistério dá mais pontos ao filme. Depois do esforço do rapaz em localizar Amélie, ela precisa decidir se revela ou não sua identidade a ele, se entregando de vez ao amor, coisa que sempre quis.
A originalidade do roteiro é o maior mérito do longa. Fazer uma história simples ser altamente cativante não é para qualquer um. O filme é sem dúvidas uma das melhores histórias já contadas no cinema. Com uma belíssima fotografia, um roteiro e direção impecáveis, “O fabuloso destino de Amélie Poulain” fica na memória de quem assiste, sem dúvida! Sucesso de crítica e público, Amélie é um clássico do cinema.





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial