terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Caminho de Santiago de Compostela









Santiago de Compostela, ao norte da Espanha, é considerada um dos três grandes centros mundiais do cristianismo. Afinal, a cidade é o ponto final de uma das mais tradicionais peregrinações religiosas do mundo, o famoso Caminho de Santiago.

O Caminho é composto por várias rotas que atravessam vários países da Europa Ocidental e culminam na Catedral de Santiago de Compostela. A catedral está edificada sobre um solo sagrado. Alega-se que lá, no ano de 814 d.C. um eremita chamado Pelayo avistou um espetáculo incomum de luzes (daí o nome “Compostela”, ou campo das estrelas). O eremita noticiou o acontecimento ao bispo local, Theodomir de Iria, que recomendou ao rei Afonso II das Astúrias que investigasse a área. Uma escavação revelou a tumba de São Tiago, um dos doze apóstolos de Jesus, morto em 44 d.C.
O rei, então, ordenou a construção de uma capela no local. A capela foi transformada em igreja em 829 e já atraía fiéis e peregrinos. Um ataque mouro destruiu a edificação em 997, e vários elementos da arquitetura como portões e sinos, foram levados para outras partes da Espanha. Em 1075, sob o reinado de Afonso VI de Leão e Castela, teve início a construção da catedral como é conhecida hoje.
Descobrindo o caminhoA viagem até Santiago de Compostela era, originalmente, feita a partir da moradia de cada peregrino. Daí originaram-se várias rotas, partindo de diversos países. Alguns caminhos, porém, estabeleceram-se ao longo do tempo como oficiais. Entre eles estão o Caminho Aragonês, que segue o curso do Rio Aragão, o Caminho do Norte, que margeia o litoral, o Caminho Português, o Caminho Inglês e a Via de La Plata, que sai de Sevilha, no sul do país.
O mais procurado, porém, é o Caminho Francês, que parte de Saint-Jean-Pied-de-Port, cidade fronteiriça francesa, cruza a cordilheira dos Pirineus e entra na Espanha por Roncesvalles, percorrendo um total de 780 km até Santiago de Compostela. Esta rota atravessa campos, montanhas e cidades como Pamplona, Logroño, Burgos e León.
Ao longo de todas as estradas existem vários albergues regularizados onde os peregrinos podem pernoitar. O caminho é bem sinalizado por setas amarelas características, e leva em média de 30 a 33 dias para ser completado a pé. Os períodos mais recomendados para realizar o caminho são entre maio e junho ou setembro e outubro, pois o clima é mais ameno. Deve-se evitar a alta temporada, entre julho e agosto.
O peregrino Manoel Gomes da Silva, 65 anos, pode falar do Caminho de Santiago como ninguém. Ele já fez a peregrinação nada menos do que 16 vezes, por diferentes rotas, e reúne em sua casa um acervo de milhares de fotos e documentos, além de uma apostila, escrita por ele mesmo, com todo tipo de informação sobre o caminho. Fundador do grupo Peregrinos da Paz, que completou dez anos em março, ele treina rigorosamente todos os dias para poder repetir o passeio todos os anos.Como veterano do caminho, ele é muito procurado por pessoas interessadas em fazer a viagem, e, oficializado pela Catedral, distribui a credencial de peregrino. Ele explica: “Só com a credencial você tem direito a receber a Compostela (certificado dado aos que completam o caminho). A credencial é preenchida e deve ser carimbada em pontos específicos. Só recebe a Compostela quem tem todos os carimbos”, alerta.

Treinamento físico e espiritual

Manoel recomenda, principalmente, treinamento. “Não adianta achar que vai dar certo se você passa o dia todo sentado. Tem gente que treina por um ano. Eu treinei por dois. O treino detecta problemas que possam surgir. É bom também fazer um check-up médico antes de seguir viagem”, diz. A respeito da alimentação, ele já tem uma pequena lista de itens. “Normalmente carrego frutas secas, bananas, presunto defumado, pão, biscoitos e madalenas”.
Ele também tem dicas sobre hospedagem. “Os albergues (ao preço médio de 3 euros por noite) são bastante confiáveis, mas há quem prefira acampar. Alguns vilarejos não permitem que você monte barraca, mas há áreas de camping pelo caminho. Alguns albergues também deixam acampar do lado de fora. Em épocas mais movimentadas o exército espanhol monta barracas de campanha com espaço para 20 pessoas gratuitamente”, divulga.
Essas épocas movimentadas a que Manoel se refere são os anos santos, ou Xacobeos. Eles ocorrem sempre no Dia de Santiago, 25 de julho. Os Xacobeos, por seu caráter simbólico, normalmente atraem mais peregrinos do que o normal. O próximo será em 2010. “Vai ser um ano importantíssimo, porque, depois só em 2021”, ressalta.
Manoel admite que sua ida mais marcante não foi a primeira. “A primeira vez já mudou meu modo de ver as coisas, mas foi na segunda que me emocionei ao chegar à Catedral. Acho que é porque eu estava com a espiritualidade mais acentuada”, reflete. Ele diz que o que mais o atrai no caminho é a paisagem, mas há outros fatores. “Lá você se desliga, sai da correria. Quando você volta o cotidiano está te esperando no aeroporto, mas você volta mais aberto para a vida”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial