terça-feira, 14 de dezembro de 2010

'O Despertar de uma Paixão' revê colonialismo na China








O filme, batizado no Brasil de O Despertar de uma Paixão tem Norton fazendo par com Naomi Watts. A direção é de John Curran (de Tentação).
Ambientada entre a Inglaterra e a China dos anos 1920, a história centra-se no drama vivido pelo casal Walter Fane (Norton) e Kitty (Naomi) depois que ela o trai com um conhecido, o vice-cônsul, Charlie Townsend (Liev Schreiber).
Ferido em seu orgulho, Walter, que é bacteriologista, aceita o convite para trabalhar em Mei-tan-fu, distante aldeia chinesa. E arrasta consigo a mulher que, com medo de um divórcio que a exporia à difamação, conforma-se em acompanhá-lo a uma região dominada por uma mortal epidemia de cólera.
No lugar, isolado e insalubre, o casal instala-se na única casa disponível, onde os ocupantes acabam de morrer da doença. Com a raiva à flor da pele, os dois mantêm uma guerra surda, que não é compreendida pelos criados chineses.
O único outro britânico da região é o comissário Waddington (Toby Jones, o Truman Capote de Confidencial). Ele forma um contraponto à insanidade do relacionamento do casal e à obsessão quase suicida com que Walter se entrega ao trabalho.
O médico encontra obstáculos nas crendices dos camponeses, que o impedem de instalar algumas medidas mais drásticas de higiene, e também na crescente oposição à presença de ocidentais na China.
Kitty, por sua vez, perde seus hábitos de moça mimada ao ajudar a madre superiora (Diana Riggs), do convento católico local, na missão de cuidar dos inúmeros órfãos. E isso muda aos poucos também o modo como Walter e Kitty encaram um ao outro.
Se há um aspecto em que o filme acerta é em não facilitar esse processo de crescimento dos dois protagonistas.
Também é positivo o modo crítico como retrata a tentativa da cultura ocidental e da religião cristã de tentar impor-se numa China que resistia cada vez mais ao colonialismo, em busca da própria autonomia. Uma outra coisa muito bonita no filme é a fotografia(observa-se pelas imagens), e a trilha sonora. Um filme para se ver à dois.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial