sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MOZART x SALIERI = AMADEUS









Amadeus é um filme maravilhosamente triste. Amadeus é sobre frustrações. A frustração de não ser tudo aquilo que se deseja. A frustração de saber que há alguém infinitamente melhor, precisamente naquilo que mais admiramos e tentamos alcançar. É sobre a frustração de ver um legado esquecido à medida que a velhice se aproxima.Milos Forman dá-nos uma obra que é na verdade um triângulo composto por Mozart, Salieri e o divino. Mozart, possui uma capacidade divina de criar a harmonia, que de tão bela e concordante, rivaliza com a própria voz de Deus. No entanto é leviano e não possui a devoção que tal dom merece.A personagem de Salieri é absolutamente paradoxal e fascinante. Músico menor, julga-se negligenciado por Deus a favor de Mozart, pois possui o dom do verdadeiro amor pela música, sem no entanto possuir a capacidade para realizá-la. Tem a capacidade de reconhecer o génio de Mozart, mas Deus negou-lhe tudo o resto.Amadeus mostra os extremos sentimentais que pode-se experimentar. Fascínio e repulsa, amor e ódio, sentimentos que, no fundo, se complementam.No momento em que lê as partituras que lhe foram levadas pela mulher de Mozart, Salieri chora, tal a harmonia e brilhantismo da composição.Já no seu leito de morte, Mozart dita as notas, o compasso e a letra do Requiem para um incrédulo Salieri. Este percebe o quão incapaz é de acompanhar tal génio. Não consegue sequer compreender o que lhe é dito, mas ao invés de odiar, fica maravilhado com o talento de Mozart. Só então se dá conta da verdadeira extensão do dom que Deus concedeu a Mozart. É uma cena maravilhosamente orquestrada por Forman, associada a duas estupendas actuações. A cena resume, em si, todo o filme e a ambivalência das personagens.

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