terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Lucie Aubrac -Uma história de amor contra a repressão


Uma das lendas da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial é apresentada pelas lentes de Claude Berri. Lucie Aubrac - Um Amor em Tempo de Guerra narra a história verídica da heroína que dá nome ao filme, uma mulher que enfrentou a Gestapo para libertar o marido.
Uma batida em uma casa em Lyon, em junho de 1943, sela o destino de Raymond Samuel (pseudônimo Aubrac). Lucie arma um plano para enganar os oficiais alemães e libertar seu marido. Como não consegue ultrapassar a muralha burocrática, arma uma emboscada para resgatar o marido das garras da Gestapo.
Pela coragem e determinação, Lucie tornou-se uma das mais queridas personalidades da França, apesar da sombra que se abateu sobre o casal. Em 97, historiadores franceses chegaram a questionar a veracidade da história, baseados em pesquisas e no depoimento do carrasco nazista Klaus Barbie.
Barbie afirmou que os Aubrac, na condição de agentes duplos, teriam traído o líder da resistência à época, Jean Moulin, antes da batida em que Raymond foi preso. Moulin morreu torturado, e os Aubrac negaram veementemente a acusação.
Todos os historiadores envolvidos desconsideraram as calúnias de Barbie, mas questionaram a exatidão do livro de Lucie, They Started Out With A Happy Heart, que inspirou o filme de Berri. Nada ficou provado e o casal Aubrac permaneceu intocado na memória da França.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial