domingo, 12 de dezembro de 2010

FOTOS DO DOMINGO - Cinema Italiano. Uma Breve Historia









O primeiro período de esplendor do cinema italiano começou no ano de 1911, ao firmar-se como pioneiro de espetaculares superproduções históricas. Com A queda de Tróia (1911), Os últimos dias de Pompéia (1913, Mario Caserini) e Cabiria (1914, Giovanne Pastroni), as companhias italianas Ambrosio e Cines lançaram com sucesso comercial uma forma inteiramente nova de espetáculo cinematográfico no mercado mundial. E não menos importantes, pelo menos para o mercado interno, foram os melodramas protagonizados pelas famosas divas do cinema Lyda Borelli e Francesca Bertini.
A chegada do som, na década de 1930, estimulou a demanda por filmes falados em italiano, e o governo fascista, que até então não vira no cinema mais do que um veículo propagandístico, através de documentários e noticiários, interveio para apoiar a nova indústria. Alguns diretores que haviam emigrado, como Augusto Genina e Carmine Gallone, voltaram para a Itália. As comédias e os melodramas gozavam de grande popularidade então.Após a queda de Mussolini, em 1943, e a libertação, em 1945, nasceu na Itália uma escola que propunha uma nova forma de ver o cinema: o neo-realismo. Como os estúdios da Cinecittà estavam sendo utilizados para abrigar os refugiados, os cineastas saíram para as ruas para contar histórias sobre a resistência e a vida cotidiana do pós-guerra. O filme emblemático do neo-realismo é "Roma, cidade aberta" de Roberto Rossellini, com roteiro de Federico Fellini, embora o principal precursor do movimento tenha sido "Ossessione" (1943), de Luchino Visconti. Pouco depois, a equipe de diretor e roteirista formada por Vittorio de Sica e Cesare Zavattini realizou o famosíssimo "Ladrões de bicicletas" (1948), considerado um dos melhores filmes da história do cinema.
O neo-realismo teve de enfrentar uma distribuição deficiente e a hostilidade frontal de um governo preocupado com a imagem que esses filmes transmitiam da Itália, o que contribuiu para que seus autores o fossem abandonando, em busca de um cinema mais lucrativo.
Na década de 1950, foram realizadas muitas comédias populares, mas também filmes de gênero, projetos mais ambiciosos, financiados através de acordos de co-produção com outros países europeus. Por outro lado, as grandes companhias norte-americanas foram estimuladas a reinvestir seus lucros no mercado italiano. Também foram planejadas produções de prestígio destinadas ao mercado internacional, projeto que culminaria em 1963 com "O leopardo", de Visconti. O grande sucesso de "A doce vida" (1960) , de Federico Fellini, e o sucesso de crítica dos filmes vanguardistas "A aventura" (1960) e "O eclipse" (1962), ambos de Michelangelo Antonioni, situaram a Itália no topo do cinema mundial. Surgiu uma nova geração de autores-diretores, com figuras do porte de Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Ettore Scola e Marco Bellocchio.A década de 1960 foi marcada também pelos "western spaghett"i, cujo expoente máximo foi Sergio Leone. Após a década de 1970, em que os grandes autores continuaram em atividade, o cinema italiano, como personalidade diferenciada, começou a dissipar-se, diminuindo os níveis de produção e de audiência. Os diretores de maior prestígio foram aos poucos deixando-se tentar pela sedução da cinematografia internacional.

























0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial