sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uma amizade sem fronteiras








Em Paris, "árabe" pode ser traduzido por "aberto das 8h à meia-noite". Ou, pelo menos, é essa a definição malandra que o comerciante muçulmano Ibrahim (interpretado por Omar Sharif) emprega para descrever sua situação humilde nesta história ambientada na capital francesa dos anos 1960.
Uma Amizade Sem Fronteiras é um filme simpático e sedutor que agradou em cheio um público composto de pessoas cuja idade revela que devem ter se lembrado de Omar Sharif em seu papel-título em Dr. Jivago.
O jovem Pierre Boulanger é Momo, que acaba de completar 16 anos e está ansioso por perder a virgindade. Esse anseio é ainda mais forte pelo fato de ele morar na Place Pigalle, em Paris.
Momo quer aprender e adotar as regras do mundo mundano que o cerca, mesmo que isso signifique arrombar seu cofrinho para pagar pelos serviços da prostituta que mais admira.
Seus desejos adolescentes são satisfeitos pelas mulheres de programa que frequentam o bairro, mas não é apenas o sexo que ocupa a cabeça de Momo.
Ele também é cheio de curiosidade sobre assuntos mais profundos, filosóficos e religiosos. Essa abertura mental é observada por Monsieur Ibrahim (Sharif), o lojista que vende a Momo seu pão de todos os dias, que o garoto busca diariamente para seu pai, desempregado e distante.
Uma Amizade Sem Fronteiras é imbuído de otimismo e inocência, mostrando um mundo em que as prostitutas parisienses parecem tão saudáveis e atraentes quanto o que se esperaria ver num remake de Irma La Douce.
O filme oferece lições religiosas e filosóficas, mas em nenhum momento adota um tom de pregação. Isso se deve em grande medida à atuação sutil de Omar Sharif, que revela a vitalidade de um homem que é muito mais do que apenas um imigrante e um comerciante envelhecido.
Pierre Boulanger, no papel de Momo, tem uma performance ágil e nuançada, mostrando os anseios do rapaz misturados à perfeição com os primeiros sinais de sua maturidade emergente.
Embora a história relatada pelo roteirista e diretor François Dupeyron exagere um pouco em seu desenlace - quando o comerciante e o garoto partem juntos numa viagem pelo Oriente Médio num carro esporte vermelho -, Uma Amizade Sem Fronteiras agrada tanto como história sobre o processo de amadurecimento do rapaz quanto sobre o envelhecimento belo de Monsieur Ibrahim.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial