quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Noite de São Lourenço ***** (La Notte di San Lorenzo)




Brilhante, sim. Brilhante, fortíssimo, emocionante, com uma puta simpatia pelo bicho homem, esse ser infeliz que cria maravilhas e guerras. O filme tem aquela coisa em que os italianos são especialistas – o painel, o afresco, o retrato de uma realidade grande, vasta.
Dois ou três personagens se destacam mais, mas é um filme sobre o coletivo, sobre os moradores de San Martino, um vilarejo da Toscana. O espectador acompanha ao mesmo tempo uns 20 personagens.
O mais impressionante de tudo, me pareceu, é que, no meio de toda aquela loucura, aquela insensatez, aquele desatino, ninguém, em momento algum, questiona todo o absurdo da guerra, da perda das casas, da caminhada louca à procura de nada, das mortes todas. Quero dizer: o filme foi feito para isso, para questionar o absurdo da guerra, o absurdo da divisão dos próprios italianos, da guerra civil que se instala, os assassinatos de irmãos, o fato de que todos, em determinado momento, se transformam em assassinos. E, para questionar isso, o filme propositadamente não mostra um só personagem perplexo com o fato de que todas as ordens naturais das coisas foram para o espaço, para o vinagre. Como se, na guerra, todos aceitassem como normal a loucura, o contra-senso, a vida de pernas para o ar.
A própria narradora da história – contada como uma fábula para fazer dormir o seu bebê – tinha seis anos em 1944, durante os acontecimentos, e se divertia com tudo aquilo, a vida fora da rotina, como se a guerra fosse um feriado, uma feira, um playcenter.
Nos últimos dias da guerra, os moradores do vilarejo de São Lourenço, na Toscana, se dividem entre os que são mortos pelos alemães e os que enfrentam os compatriotas fascistas. Passado (e rodado) na terra natal dos irmãos Taviani, com ótima fotografia e um elenco uniformemente perfeito, o filme é brilhante e comovente. Ganhou o prêmio especial do júri em Cannes.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial