quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mais uma vez Argentina: O Segredo dos Seus Olhos



Taí um grande filme que merece ser visto por sua história fantástica: O Segredo dos Seus Olhos. Já escrevi em outras oportunidades sobre a qualidade do cinema argentino, e não tenho nenhuma dor de cotovelo ao elogiar esse belo trabalho de Juan José Campanella, que ganhou o Óscar 2010 como o melhor filme estrangeiro.

O protagonista do filme é Benjamín Espósito, que trabalhou toda a sua vida como oficial de justiça de um tribunal penal. Agora ele acaba de se aposentar e decide ocupar o tempo livre escrecendo um livro. Não se propõe a inventar uma história. E não precisa. Ele dispõe de seu próprio passado como funcionário judicial, de uma história trágica e comovente da qual foi uma testemunha privilegiada. O fata aconteceu em 1974. Seu departamento de justiça é indicado para ivestigar um estupro e assassinato de uma mulher jovem e muito bonita.

Espósito vai até a cena do crime e testemunha toda a violência sofrida por essa garota. Conhece Ricardo Morales, com quem ela havia se casado há pouco tempo. Morales é apaixonado por ela. Compadecido de sua dor, Espósito tentará ajuda-lo a encontrar o culpado, ainda que tenha que remar contra a torpe inércia dos tribunais da polícia. Ele conta com a ajuda de Sandoval, que além de ser seu amigo e funcionário, vai além dos limites de sua existência, se embriagando de quando em quando, até peder a consciência. Conta também com Irene, sua chefe imediata, a secretária do juiz, por que se sente secreta e profundamente apaixonado.

A busca pelo culpado será muito difícil. Não deixaram rastros no local do crime e Espósito deverá avançar através de suposições e conjecturas. O cenário de 1974 na Argentina não é pacífico. A violência e o ódio, a vingança e a morte encontram terreno propício para dividir as vidas e os destinos das pessoas. E nesse ambiente, cada vez mais hostil, a tarefa de Espósito vai se misturar de maneira monstruosa e crescente. Ele não será uma simples testemunha, mas um protagonista involuntário, cada vez mais perto do perigo.

Porém, não será esse jovem Espósito de 1974 que se verá no meio da tempestade dos fatos. Também esse outro Espósito do presente, agora mais velho, com pretenções de escritor, se verá na tormenta que o deixará à deriva.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial