segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A MÚSICA FRANCESA DURANTE A OCUPAÇÃO NAZISTA


Ah, os franceses! É fácil ver por aí as pessoas dizendo que a França é o país da arte, do charme e da boemia, com razão. Tal fama não se perdeu nem quando os nazistas ocuparam a Paris da Belle Époque entre 1940 e 1944, originando grandes clássicos musicais e cantores que eternizaram o drama francês.
A França já foi o país mais efervescente do mundo e isso todo mundo sabe. Muito da atual fama que rodeia a nação francesa se deve ao seu passado cheio de cabarés, de produções artísticas que mudaram o cenário mundial, da belle époque que perdeu um pouco a graça depois da Primeira Guerra Mundial (3,5% da população, na maioria homens em idade produtiva, morreram nas trincheiras), mas que voltou com tudo na década de 20 como em "Paris é uma Festa", de Hemingway e de vários outros motivos - isso contando apenas a virada do século XIX até o começo do XX. Aqui eu vou tratar de um período específico: de 1940 até 1944, ou mais precisamente, durante a ocupação nazista. E tentarei me focar apenas (difícil) no que surgiu na música francesa.

Mas enfim, eu vim aqui falar de música...

Os cabarés abrigavam grandes cantores. Para a tristeza de alguns, Josephine Baker -- uma das maiores estrelas do cabaré francês nessa época - parou sua carreira na França para se apresentar em outros países. Ruim por um lado, bom para o outro porque outra artista famosa, Mistinguett, apareceu para divertir os alemães. Saindo dos cabarés e indo pra outro palco, apareceu Charles Trenet, o le fou chantant. O cantor era do tipo "gente boa", autor de clássicos como "La Mer" e costumava agradar bastante o público.
Cantava com nostalgia sobre o passado feliz em "Que reste-t-il de nos amours?", mas isso não o livrou de ser perseguido. Os nazistas diziam que ele era judeu porque, segundo eles, Trenet era um anagrama de "Netter", sobrenome típico. Não, ele não era judeu, mas era homossexual e sentiu-se obrigado a viajar para a Alemanha com a finalidade de cantar aos prisioneiros de guerra franceses.
Da mesma forma que ele, Edith Piaf também teve que ir até a Alemanha com o mesmo propósito (um bom motivo convenhamos). Antes disso, a cantora se apresentou em quase todas as casas de shows de Paris! Os alemães a assistiam e a recriminavam. Uma das canções que sofreram isso foi "Mon légionnaire" e isso não a atemorizava. Dedicava músicas aos prisioneiros e chegou até a esconder três amigos judeus!
Outro que passou a adolescência vivenciando a ocupação nazista não na França, mas na Bélgica, foi Jacques Brel. Racionamentos, deportações e censuras fizeram do jovem Brel um insurgente que anos depois se tornaria um exemplo de sentimentalismo acentuado através de canções, com interpretações emocionantes.
Foi neste amplo e vívido painel que se descortinou percebe-se que “A festa continuou”. Cabarés, teatros cinemas, casas de shows sempre lotados, bem como os salões da elite e o campo das artes.

 REFERENCIA

RIDING, Alan. Paris a Festa continuou. Companhia das Letras 2010, São Paulo.
CARACALLA, Jean-Paul. Os Exilados de Montparnasse. Record, 2009, Rio de Janeiro.

Wiser, William. Os Anos Loucos Paris na Década de 20. José Olímpio, 1991, Rio de Janeiro.

HEMINGWAY, Ernest. Paris é Uma Festa. Bertrand Brasil, 8ª ed. 2006, Rio de Janeiro.

 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial