quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A "Travessia" de Milton Nascimento




“Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver.”






Chove bastante aqui em Salvador. Esta frase não combina nada com a minha querida cidade, pois a capital baiana em dias de chuva é tão triste e melancólica como os programas de televisão aos domingos. E nesta horas a melhor coisa a fazer é ouvir música; então resolvi ouvir Milton nascimento e a sua bela canção "Travessia". Música que trouxe o reconhecimento nacional para Milton Nascimento, em 1967, quando ficou em 2º lugar no Festival Internacional da Canção, Travessia é uma das canções mais românticas das criadas por compositores brasileiros. A música fala de amor, sofrimento, morte, vida, angústia, sonho e tentativa de superação, sem deixar de usar alguns versos que criticassem a ditadura militar que imperava na época. A canção traz um homem que sofre por uma separação e chega até a pensar na morte. Entretanto, ele é consciente, sabe que pode amar de novo e que tem muito a viver ainda. A separação foi dura, mas isso não quer dizer que tudo acabou. A crítica à ditadura acontece nos versos “minha casa não é minha e nem é meu esse lugar”. A impressão que se tem, ouvindo a música em seu contexto, é a de que o homem não consegue viver sem sua amada, nem na sua casa, mas, se levarmos em conta que na ditadura a liberdade era praticamente nula, os versos trazem um duplo sentido. Travessia tem uma importância na história da música brasileira. Trouxe um grande intérprete e compositor, o romantismo de volta e a prova de que, mesmo nas separações mais difíceis, a superação pode e deve acontecer. Veja o link abaixo. Até.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial