Textos sobre literatura, música, cinema e filosofia - e sobre o que mais vier.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Quando olhava da janela lateral do quarto de dormir...
Mais um dia começando e eu aqui sem sono. Aproveitei para ouvir música e claro, música de qualidade. Fui surpreendido por uma canção no rádio que há muito tempo não ouvia; Paisagem na Janela, do famoso Clube da Esquina. Esta música fez parte do disco Clube da Esquina no ano de 1972.O disco é cheio de clássicos da nossa música: "Tudo Que Você Podia Ser", "Cais", "O Trem Azul", "Cravo e Canela", "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "San Vicente", "Nada Será Como Antes" e outras. Uma das mais belas de todas é "Paisagem da Janela". Esta música foi composta por Lô e Fernando Brant em um quarto de hotel em Diamantina, quando os integrantes do Clube foram chamados para fazer uma reportagem para a revista "O Cruzeiro", durante o processo de composição do álbum. A vista para a Serra do Espinhaço influenciou Brant a escrever uma das letras mais bonitas do álbum.
Poesia e emoção foram as grandes companheiras desses músicos mineiros que com seus sonhos de adolescentes encantarm sua geração e hoje encantam a minha. Lô Borges, Fernando Brant Milton Nascimento, Beto Guedes, Flávio Venturini e tantos outros que elevaram a música mineira a um grande patamar. Muitos estudiosos colocam esses caras ao lado de estilos consagrados como a Tropicália, não só pela poesia e pela criatividade nas canções, mas pelo engajamento na luta contra o sistema vigente na época que foi a ditadura militar. Na sequencia, a bela canção Paisagem na Janela acompanhada de belíssimas imagens das Gerais, Mais precisamente Ouro Preto, o símbolo desta terra linda e poética. Até!
Sempre fui amante de filmes e um leitor voraz, desde que me entendo por gente. Nunca deixei de achar fascinante o fato de que há histórias maravilhosas dentro de livros e de telas luminosas . Portanto, este blog é uma espécie de extensão do meu hábito de leitura e cinema. Aqui, comento sobre as obras que leio, os filmes que vejo e os comentários geralmente são mais de caráter pessoal do que técnico. A intenção deste espaço é servir de guia para os outros que, como eu, não conseguem ficar afastados de um bom livro ou de um filme espetacular. Ocasionalmente, teço opiniões sobre algum assunto de importância pública. Sejam bem-vindos!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial