terça-feira, 10 de setembro de 2013

Lista de Espera conta de forma bem-humorada as pequenas tragédias do dia a dia da população cubana...


Juan Carlos é da geração de cineastas que voltou a colocar a ilha caribenha no cenário internacional com Morango e Chocolate, dirigido junto com Tomáz Gutierrez Alea, em 93. O filme foi indicado ao Oscar e teve 23 prêmios ao redor do mundo.

Na estação rodoviária de uma pequena cidade cubana, um drama está prestes a acontecer. Dezenas de passageiros aguardam ansiosamente a chegada do ônibus, com a esperança de que tenha lugares vazios para eles. A esperança se torna desolação quando o ônibus chega, mas tem uma pane em seguida. Aquilo que seria uma disputa por um lugar vazio, torna-se uma lição de solidariedade. Todos os passageiros tentam dar a sua colaboração para o conserto do veículo. Fernández (o administrador) protesta, e Cristóbal (o funcionário) ameaça, mas Emilio, Jacqueline, o Cego e outros continuam sem seu esforço a tecer uma estranha e terna história através da qual vão sentir-se pela primeira vez donos de sua própria vida.

Uma divertida metáfora à ilha de Cuba, Lista de Espera recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Jorge Perugorría), no Festival de Cinema de Cartagena; Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Havana; e Melhor Atriz (Tahimi Alvariño) no Festival de Málaga, Espanha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial