segunda-feira, 16 de agosto de 2010

François Truffaut,O Gênio Do Cinema Francês


François Truffaut nasceu em paris no dia 06/02/1932,e sem sombra de dúvida foi um dos expoentes do cinema mundial.

Truffaut foi uma criança solitária e problemática (passando inclusive por um reformatório),cuja grande paixãoera o cinema.Seu entusiasmo levou o crítico André Bazin a convidá-lo para trabalhar na revista "Cahiers du Cinema",onde tornou-se um crítico contundente e ajudou a desenvolver a polêmica teoria do autor,pela qual os filmes tem a personalidade do seu diretor,e portanto devem sua qualidade a ele.

Em 1959,dirigiu seu primeiro filme,les quatre Cents Coups(Os Incompreendidos),sensível e emocionante relato semi-autobiográfico sobre a vida do menino Antoine Doinel.O filme foi importante não só para Truffaut,mas também para a "Nouvelle Vague",movimento do qual seria um dos principais representantes.Além disso,lançou o personagem alterego Antoine Doinel(Jean-pierre Léaud),que voltaria em outros filmes como adolescente e adulto,sempre vivido pelo mesmo ator.

Em 1961 lançou "Jules e Jim Uma Mulher Para Dois",um dos maiores clássicos de Truffaut.História de um triângulo amoroso,"Jules e Jim"é um exemplo típico do cinema passional e humanista do autor, destacando também a excelente atuação da bela atriz Jane Moreau.

Outros destaques da sua biografia incluem "Fahrenheit451(1966)","Beijos Proibidos(1968)","As duas Inglesas e o amor(1971)","e "O Ultimo Metrô(1980)".

Grande admirador de Jean renoir e Hitchcok(A quem homenageou com o filme "A Noiva Estava De Preto"),lançou um livro com a série de entrevistasque fez com o mestre do suspense.Casado duas vezes e pai de três filhos,morreu de câncer cerebral em 21/12/1984,porém será sempre lembrado pela sua genialidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial