segunda-feira, 30 de maio de 2011

Diga-me o que tens na estante…

Do G1, por Zeca Camargo




Estou, mais uma vez, naquela fase de acabar de ler quatro livros ao mesmo tempo. Sei que há uma corrente que diz que isso não é muito saudável – ou melhor, dependendo de quem você consulta, vai ouvir que isso é “coisa de quem não gosta de livros”… Eu não poderia discordar mais. Os respiros entre uma história e outro, as conexões que vamos fazendo entre as narrativas, as sutis comparações – isso tudo é muito precioso, e desde que era um leitor adolescente aprendi a gostar de me envolver assim com os livros. E não é depois de velho que eu vou mudar…
Então, estou prestes a terminar essas leituras – e inevitavelmente prestes a iniciar outras. E vou escrever sobre pelo menos dois deles aqui em breve (um deles, como já adiantei, é “Mr. Peanut”, de Adam Rosso – ainda inédito no Brasil; o outro… vou fazer suspense!). Mas não hoje. Neste post quero apenas – e brevemente – propor uma experiência que vi no site do jornal inglês “The Guardian” – e que achei sensacional. Vamos ver se eu consigo seduzir você a fazer o mesmo.
Na última terça-feira, no seu site, o jornal publicou uma seleção de fotos de estantes de seus leitores. É uma coleção modesta, com apenas 15 imagens – mas bastante reveladora. Minha favorita, se você tiver curiosidade de conferir, é a última: uma estante onde os livros estranhamente estão expostos não com suas lombadas, mas com o lado das páginas para fora!
O que isso quer dizer exatamente sobre quem os organizou assim (ela foi postada por Gary Homewood)? Não posso nem imaginar! Mas certamente ela me fez pensar… Assim como as outras estantes selecionadas pelo “Guardian”. Fato é que pensei em fazer o mesmo: convidar você a me mandar uma imagem da sua estante!
Não são poucos os leitores deste espaço que gostam de livros. Por isso mesmo quero abrir essa, digamos, galeria! Mande uma foto da sua estante – ou de qualquer canto de sua casa onde você guarda os livros. Para inspirar você, eu mesmo tomo a primeira iniciativa! Minha casa em São Paulo – que talvez você já tenha tido a oportunidade de ver em alguma reportagem – é repleta delas. Grandes, pequenas, curvas, irregulares, não importa! Eu sempre vivi cercado de livros – e acomodá-los sempre foi uma diversão. Mas, entre tantas disposições que criei, existem dois espaços favoritos. Um deles é bem organizado – quase que para compensar os espaços irregulares onde os livros (e eventualmente outros objetos) se acomodam. Mas o outro é um verdadeiro caos! Aliás, como toda boa estante deve ser…
E é esta imagem acima que eu escolhi para mostrar aqui hoje. Nessa estante – feita com cubos e paralelepípedos soltos, de dimensões variadas e arranjados aleatoriamente -, eu sempre falo para meus amigos que coloco um pouco da minha história pessoal. Se você olhar com cuidado, vai encontrar não só livros, mas também CDs, objetos trazidos de viagens pelo mundo, fotos, revistas, bandeiras, diários, papéis soltos – e até chapéus!
É o canto favorito da minha casa – de onde, aliás, escrevo sempre o blog, quando estou em São Paulo. Por isso, é um prazer enorme dividi-lo com você. E convidá-lo, convidá-la, a fazer o mesmo. Quem sabe assim a gente se conheça melhor!
(Em tempo, enquanto dia 12 de junho não chegam ainda estou esperando sua sugestão das mais belas canções de amor – já temos um bom punhado delas – mas nunca é demais…).
O refrão nosso de cada dia:
“Nacera”, Souad Massi – eu não entendo uma palavra do refrão que apresento hoje para você – já que a música é cantada em árabe (que eu não exatamente domino…). Mas eu afirmo com certeza de que ele é um dos mais bonitos que eu conheço. Na verdade, descobri-o recentemente, quando comprei, numa viagem, o novo disco dessa cantora algeriana, de quem sou fã há alguns anos. O som de Massi é impossível de ser definido num só gênero – mas se você insistir eu vou dizer apenas que é pura poesia musical. Que “Nacera” seja sua porta de entrada para descobrir uma artista maravilhosa!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial