domingo, 29 de abril de 2012

Aventura e emoção; Os Meninos da Rua Paulo


A indicação literária de hoje vem da Hungria. É um livro maravilhoso, que já foi adaptado para o cinema e que já vendeu milhões de cópias ao redor do mundo. Mas a história bem que poderia ter acontecido em qualquer bairro de qualquer cidade de qualquer país. Os Meninos da Rua Paulo é uma contagiante narrativa de Ferenc Molnar. É dificílimo não se comover com a peleja dos meninos da Rua Paulo contra os camisas vermelhas pelo espaço em que edificaram sua comunidade e a que chamavam grund.
Localizado em Budapeste, o grund era o único espaço que os meninos da Rua Paulo possuiam para realizar o encontro dos seus exércitos. Aqueles garotos dão uma lição de cidadania, organização e respeito para qualquer um que ouse espreitar pelas fendas do portão do grund. A bravura do soldado raso Nemecsek para defender sua honra e o espaço dos meninos é mesmo o episódio mais comovedor do livro.
Os Meninos da Rua Paulo ensinam como o mundo adulto lhes é estranho, e ensinam aos homens e mulheres que as crianças têm muito para ensinar, e aprendem como convém à sua sobrevivência. Os episódios da sociedade do Betume e da traição de Csonakos surpreendem pela capacidade criadora e responsabilidade dessas crianças
.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial