domingo, 29 de agosto de 2010

A Poesia No Cinema-O Carteiro E O Poeta






Esse filme faz parte da lista que eu guardo no meu coração.Já assisti umas oito vezes e não me cansarei nunca.É simplismente uma poesia,um hino ao amor.



O filme narra a estranha amizade que surge,numa pequena ilha italiana,em 1953,entre um carteiro que mel sabia ler e o poeta Pablo Neruda,que o governo italiano aceitou exilado do Chile desde que ficasse quieto em lugar distante e que não pertubasse.Massimo Troisi está brilhante como sempre em seu último filme(morreu em 1994 em decorrência de problemas do coração,no mesmo ano da produção do filme).A música muito boa,de Bacalov,que fez Os Saltimbancos.A fotografia é linda,e as paisagens são espetaculares.



Mas a maior grandeza do filme é a ternura com que lida com a amizade tão improvável entre o poeta e o iletrado,entre o comunista das letras e o simplório homem do povo.Para conquistar Beatrice,o carteiro diz para ela versos que Neruda escreveu para sua própria mulher;o poeta diz a ele que ele a roubou,ao que ele responde no que talvez seja o diálogo mais brilhante num filme de ótimos diálogos:"Eu não roubei;a poesia é de quem precisa dela,e eu precisava".E o comunista Neruda diz:"É uma forma interessante de apropriação do bem".



O filme é extremamente poético,engraçadíssimo às vezes e emocionante em outras.Confesso que dei uma choradinha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial